segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ceará pretende reformular mapa dos municípios até o fim de 2012

Deputados criaram força-tarefa para redefinir os limites dos municípios.
O objetivo é acabar com as áreas de litígios no estado.
Uma força-tarefa para definir os limites entre municípios cearenses foi criada nesta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa do Ceará. O objetivo do projeto requerido pelo deputado Neto Nunes é acabar com as áreas de litígio em todo o Ceará.

"O projeto já tinha começado, havíamos visitado cinco municípios, mas começamos a ver que a situação de litígio é bem pior. Achávamos que era só em 30% dos municípios, mas há um estudo que aponta 70%", disse Nunes em entrevista ao G1.

Ainda de acordo com o deputado, o presidente da Assembleia quer lançar um novo mapa do estado até o fim de 2012, com todos os limites já georeferenciado. "No Brasil, apenas Santa Catarina possui todos os municípios georeferenciados. Queremos ser o segundo estado a fazer esse trabalho", comentou.
Problemas
De acordo com o deputado, um dos principais problemas já identificados pela força-tarefa foram pequenos vilarejos e cidades sem nenhuma infraestrutura, incluindo abastecimento de água e escolas. "E o pior é que essas cidades estão completamente descobertas porque nenhum prefeito sabe se aquele lugar pertence ou não ao seu município.", disse o deputado.
Trabalhos
Segundo Neto Nunes, com deputado os trabalhos da forca-tarefa têm apoio de outras instituições e órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece) e Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace).
Os municípios que se sentirem prejudicados por ter áreas de litígio podem convocar a força-tarefa que, segundo o deputado Neto Nunes, irá ao local e fazer o levantamento da situação e levar o problema à Assembleia Legislativa.
 
Fonte:G1

Nenhum comentário: