quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Equipe da Trilha Radical de Penaforte Realiza Viagem Cultural Pelo o Cariri


Alguns locais por onde a equipe passou
A Equipe Trilha Radical de Penaforte não vive só de aventuras, iniciou um passeio cultural pela região do Cariri afim de conhecer a cultura de nossa região tão rica e tão esquecida apesar de tão próxima.
A Equipe Trilha foi Representada pelos os membros Carlinhos, Nanuca, Luizão e como Convidado o amigo Marthins representando o Blog do Município de Penaforte. O passeio cultural foi realizado nos dia 13 e 14 de Agosto, tendo inicio na Cidade de Barbalha, há 112 Km de Penaforte, onde foi ofertado a equipe trilha radical um maravilhoso café da manhã pelo Padre Alencar, filho natural de nossa terra e após o café o Padre Alencar com toda sua simplicidade acompanhou os membros da Equipe Trilha Radical até a Igreja Matriz de Santo Antonio onde foi passada valiosas informações sobre a história da Igreja, tal como o Órgão de tubos, o único existente no Estado do Ceará e o sino Doado pelo o saudoso Padre Cícero em 1911, entre outras relíquias culturais ali existente.
Café da manhã em Barbalha
Um pouco da historia do Órgão de tubos da Igreja de Santo Antonio de Barbalha-Ce

O órgão de Tubos da Igreja de Santo Antonio de Barbalha, foi inaugurado no dia 21 de março de 1954. Pelo Pároco, Padre Erfo Roters e o Bispo da Diocese Dom Francisco Pires. O órgão de acordo com o livro Tombo, de nossa Igreja foi fabricado em Novo Hamburgo/RS, a empresa que não mais existe era do Senhor Edmundo Bhom. Para trazê-lo de Santa Catarina até aqui, levou-se em torno de 24 dias, pois o órgão, por informação nos dada, pesa mais de 5 toneladas. O órgão possui 19 registros (Sons), dois manuais (para o teclado de cima e para o de baixo), e uma pedaleira que é tocada com os pés, e emite os sons mais graves. Também possui mil tubos (flautas que emitem os tons), medindo a maior flauta mais ou menos três metros.
Os tubo do órgão que fica na parte de cima na entrada da igreja
Pe. Alencar tocando o órgão de tubos (único no Ceará)
A equipe Trilha Radical se despediu do Padre Alencar agradecendo pela recepção e deu seqüência ao passeio prosseguindo para a Cidade de Juazeiro do Norte, 120 km de Penaforte, onde visitaram a Estátua, casarão, museu e casa onde morou o Padre Cícero. Em seguida deram seqüência para a cidade de Assaré, 173 km de Penaforte, com o intuito de visitar o Museu de Patativa do Assaré, um dos grandes poetas do Brasil, foram recepcionados pelos os funcionários que deram boas vindas e logo em seguida repassaram para a equipe toda a história do poeta. Logo em seguida se deslocaram até a Cidade de Tarrafas, 201 km de Penaforte, chegando lá foram recepcionados pelo o Padre João Bento, que é Natural da cidade de Jardim Ceará que é primo de Carlinhos, um dos membros da equipe.
O Padre João ficou sabendo do passeio cultural que seria até Assaré e fez o convite a equipe para conhecer a pacata cidade de Tarrafas que esteve em festa de 05 a 15 de agosto.
A idéia da equipe é que passeios como este tem um grande valor cultural para todos e ainda divulgar o nome do município de Penaforte por onde passa.
CONFIRA AS FOTOS:
interior da igreja de Santo Antonio de Barbalha
Parte da equipe
Parte da equipe
Pa. Alencar  pároco de Barbalha, mas natural de Penaforte
linda igreja
Igreja matriz de santo Antonio de Barbalha
Sino doado pelo Pe. Cicero em 1911
Pau de Santo Antonio
Vista de onde fica os tubos do órgão
Pe. Alencar subindo para mostrar os tubos do órgão
Igreja  matriz de Assaré
Memorial Patativa do Assaré
Igreja matriz de Tarrafas
Pe. João Bento Pároco de Tarrafas
Vista do interior da igreja  matriz de Tarrafas,mesmo sem energia  as pessoas  não sairam
Banda de música de Tarrafas
Equipe trilha radical de Penaforte agradecendo ao Pe. João Bento pelo apoio
A equipe  trlha radical de Penaforte agradece aos padres Alencar de Barbalha e ao padre João Bento de Tarrafas pelo apoio neste passeio cultural.

Equipe Trilha Radical de Penaforte (matéria/foto - Carlinhos e Marthins) 
Materia publicada em parceria com o blog de penaforte

2 comentários:

nanda gatinha disse...

está muito legal as fotos carlinhos!!!!!!!!!!!!!

equipe trilha disse...

obrigado Nanda e no orkut tem mais fotos!!!