terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jati-CE: Escola de Vaqueiros promove a formação de profissionais qualificados



O município de Jati tem sido destaque no cenário nacional através do esporte mais tradicional do Nordeste: A Vaquejada por meio de iniciativa da Organização Não Governamental ONG Matulão, que implantou no município a primeira Escola de Vaqueiro do país. Ao todo, 25 crianças entre 6 e 15 anos de idade estudam na escola de vaqueiros, com aulas de segunda a sexta-feira, durante o turno da tarde. É que, pela manhã, estudam e o passaporte para entrar na escolinha é ter boas notas na escola.

O assunto foi destaque na Revista Paraíba e ganhou grande repercussão. Além das aulas de montaria, as crianças também contam com aulas de reforço escolar, atividades esportivas, noções básicas sobre agropecuária e zootecnia, bem como palestras educativas com diversos profissionais, promovendo a formação de um profissional qualificado.

Segundo o fundador da Escola, Kael Rocha, a entidade surgiu a partir da necessidade de evitar a evasão escolar no município, que crescia assustadoramente. Como saída para o problema, surgiu a idéia de oferecer reforço escolar de qualidade. Daí a intenção da Escola de Vaqueiros. Ele ressalta que a iniciativa além de retirá-los da ociosidade, ensina os segredos de uma das profissões mais antigas do Nordeste. Devido à grande procura, a Escola do Vaqueiro planeja aumentar suas turmas em breve.

O município conta ainda com a ONG Matulão, que mantém parcerias com entidades governamentais e apoio da Secretaria de Educação do município, visto que dentro da própria ONG funcionam outros projetos que trabalham a inclusão de crianças com deficiência na leitura e escrita das escolas públicas. Se você deseja conhecer mais um pouco sobre a ONG acesse o site www.grupomatulao.com.br



Fonte: Site Miseria

Um comentário:

Anônimo disse...

E por isso que o jati não vai pra frente, essi é só para dizr que é bom, enquanto a cidade fica parada sem investimentos, os investimentos são para os proprio administradores!!!!!!!!! se liga jati!!!!!!