sábado, 8 de outubro de 2011

Protesto do Deputado sobre Atraso nas obras da transposição no Ceará!



O deputado Wellington Landim (PSB), relator da comissão especial da Assembleia Legislativa para acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará, declarou ontem que a comissão irá cobrar explicações do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), sobre o atraso nas obras de diversos lotes da transposição de águas do Rio São Francisco e de Perímetros Irrigados no Estado.

Ele argumenta que, enquanto o Ceará apresenta um quadro de atraso nas obras do PAC, o Estado de Pernambuco, onde Bezerra foi eleito deputado federal, está com o cronograma das obras bastante adiantado.

"O Ceará claramente não está entre as prioridades do ministro. Enquanto Pernambuco terá a conclusão das obras já em 2013, os trechos do Ceará não sairão do papel nem ao final de 2014. É para cobrar uma explicação sobre isso que vou entrar em contato com o governador Cid Gomes, para falarmos pessoalmente com o ministro", avalia.

Avanços
Segundo Landim, Bezerra já havia prometido no início de agosto, quando realizou audiência com representantes da Assembleia Legislativa do Estado em Brasília, acelerar as obras do PAC no Ceará, em especial da transposição de águas do São Francisco. Porém, Landim afirma que, apesar das promessas, poucos avanços aconteceram na obra, sobretudo no lote quatro do Eixo Norte, que compreende o Município de Penaforte, no sul do Estado.

"O lote quatro da obra está completamente parado desde maio. Dessa forma, enquanto o sul do Estado fica prejudicado, começa a ficar cada vez mais difícil acreditar nas promessas do ministério", disse. Além de Landim, estiveram presentes na reunião de agosto o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB), o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), os deputados federais José Guimarães (PT) e Antônio Balhmann (PSB) e o senador José Pimentel (PT).

Sobre o lote cinco da obra, que compreende os municípios de Jati e Mauriti, o deputado afirma que, pelo ritmo em que andam os trabalhos, não vê possibilidade de entrega antes de 2015. Segundo o relator da comissão, esse lote já apresenta problemas desde o início das obras da transposição.
Clique para Ampliar

Welington Landim diz que Pernambuco, base eleitoral do ministro, tem cronograma de obras do PAC adiantado 
JOSÉ LEOMAR
"O lote cinco, que é fundamental, ainda espera aprovação de licitação, que, se não for aprovada ainda no próximo mês, garantirá atrasos desastrosos para o Estado". Outra reclamação constante por parte da comissão que acompanha o andamento das obras do PAC no Ceará é sobre a realização dos Perímetros Irrigados mantidos pelo Dnocs no Estado.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: