domingo, 6 de novembro de 2011

Cinco pessoas são presas e oito detidas por fraude a concurso no CE

Cinco homens foram presos em Fortaleza neste domingo (6) por tentativa de fraude em concurso do Governo do Estado para agente penitenciário, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
Segundo a secretaria, os suspeitos estavam inscritos no concurso e foram flagrados com pontos eletrônicos e celulares escondidos, que seriam usados para troca de informações com pessoas fora da sala.
Um dos suspeitos foi flagrado na entrada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com um equipamento eletrônico na sola do sapato. O equipamento é descrito pela secretaria como "uma espécie de celular sem teclado".
Outros quatros suspeitos foram flagrados na saída do concurso, após conclusão da prova, com equipamentos da sola do sapato ou próximo à virilha, por dentro da roupa. Os cinco suspeitos foram eliminados do concurso e encaminhados para o Departamento de Inteligência Policial (DIP) e vão responder por estelionato e fraude a concurso público.
Além dos cinco detidos, outras oito pessoas foram detidas suspeitas de serem "pilotos" do concurso. Segundo a Secretaria de Justiça do Ceará, que promove o concurso público, os pilotos são pessoas bastante inteligentes que se inscreveram no concurso, terminam a prova rapidamente e, em seguida, após terminar a prova, passam as respostas corretas para os demais candidatos, com os equipamentos eletrônicos. Os oitos suspeitos de serem pilotos foram detidos durante o período do concurso e liberados por volta de 13h deste domingo.
De acordo com a Secretaria de Justiça, o flagrante foi possível por meio de trabalho de investigação das coordenarias de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Justiça do Ceará.
O concurso de agente penintenciário da Secretaria de Segurança oferta 800 vagas e tem remuneração de R$ 1.933,37. O candidato poderá trabalhar em Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral, Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Baturité, Litoral Leste, Jaguaribe e região do Cariri.
As etapas iniciais do concurso são organizadas pela UECE em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.
 
André Teixeira Do G1 CE

Nenhum comentário: