quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Excesso de sinalização deixa trânsito lento entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte

Clique para Ampliar
 A instalação dos semáforos e o fechamento dos retornos ao longo da Avenida Padre Cícero (CE-292), entre este Município e Juazeiro do Norte, está sendo causa de reclamações dos motoristas que passam diariamente pelo local. As possibilidades de melhorias do sistema de tráfego acabaram, segundo os condutores, diminuindo a velocidade na avenida e aumentando o tempo do translado.

O percurso que era feito em 20 minutos em média, agora, passou a ser realizado em cerca de uma hora. Além da lentidão, existe outro problema: a quantidade de fotossensores ao longo da rodovia.

Após muitos pedidos de mudanças e reivindicações sobre a sinalização viária vertical, inclusive por parte de parlamentares, para solucionar o problema, o Detran solicitou à equipe de área de atuação, um levantamento sobre o fluxo de trânsito, que deverá informar se a passagem de veículos na avenida é intenso ou regular.

Um estudo de engenharia das vias também está realizado. De acordo com o chefe de gabinete da superintendência do Detran, Júlio Cavalcante, engenheiro responsável pela sinalização das rodovias estaduais, o órgão está buscando uma solução para disponibilizar alguns retornos pelas ruas transversais próximas ao Crato, entretanto, será implantado um sistema semelhante ao de Juazeiro.

Como alterações nos retornos, em Juazeiro foram colocadas alças de contornos perpendiculares e paralelas que se integram à principal via de acesso. Para isso, a Prefeitura teve que desempenhar serviços e obras complementares nas ruas paralelas. Porém, ainda é preciso haver uma adaptação por parte dos condutores quanto às novas normas. Em Crato, a quantidade e a obrigatoriedade de sinais luminosos estão sendo observadas pelo órgão regulador do trânsito. A partir do crescimento da frota de veículos e da necessidade de tráfego, a solução apontada ainda é a implantação de novos semáforos. Logo após a finalização do estudo, as obras serão iniciadas. A expectativa é que a instalação dos equipamentos aconteça até dezembro. O Detran já prevê que, futuramente, será preciso construir viadutos para desobstruir a via. Os primeiros sinais luminosos na Padre Cícero foram colocados em julho, na área da sede regional do Detran e no Atacadão, onde constantemente aconteciam acidentes, inclusive, com vítimas fatais.

Diariamente, cerca de 17 mil veículos passam pelo local, onde ao todo, estão instalados seis pares de semáforos binários nas vias de ida e volta entre os dois Municípios, além dos fotossensores. Motoristas consideram excessiva a sinalização. Apesar da redução dos acidentes, que segundo o órgão, foi de 40%, e da maior segura para os pedestres, ciclistas e motoristas, ainda é possível ver muitos engavetamentos entre carros.

Fonte: DN

Nenhum comentário: