sábado, 3 de dezembro de 2011

Foi Realizada a 1ª CONSOCIAL em Penaforte-CE



Foi realizada na última quinta-feira dia 01 de Dezembro no S.A Clube  a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social.
A 1ª Consocial teve como tema A sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública e foi Presidida  pela Secretária de Assistência Social e Primeira dama do município Professora Márcia Rejane 

A 1ª. Consocial  aqui em Penaforte foi a  etapa Municipal sendo que ainda haverá a etapa Estadual em Fortaleza nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2012 e a etapa nacional que será realizada em Brasilia entre os  dias 18 a 20 de Maio de 2012 /com o tema: "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública" é uma etapa preparatória da 1ª. Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social a ser realizada em Brasília.
A 1ª Consocial- Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social está organizada em quatro eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso á informação e dados públicos, Mecanismo de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação  dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate á corrupção.
Além disso, no site de consocial www..cgu.gov.br/consocial estão disponíveis diversos documentos relacionados aos temas da conferência para aqueles que desejarem se aprofundar no assunto. 

Os trabalhos foram abertos pela presidenta Márcia Rejane citando a importância da Conferência, a sua finalidade e seus objetivos e agradeceu a participação de todos.

O Prefeito Luis Celestina desejou a todos um bom trabalho, citou a grande importância da ConSocial e disse que a transparência sempre foi um marco de sua gestão.

“Fui Vereador por três mandatos, sempre tive dificuldades de ver as contas dos outros gestores, acho que quem ta fazendo o certo não tem nada pra esconder, por isso minhas contas são abertas a todos.” Disse o Prefeito Luis.

Luis Celestina, anunciou, ainda, que já determinou a sua assessoria a criar o portal da transparência municipal e que provavelmente no início do ano já estará na rede mundial.

Após a Presidenta ter aberto a conferência tivemos palestras sendo que a primeira foi sobre o tema O terceiro setor e o seu papel no controle social que teve como palestrante o Professor Carlos Tolovi da URCA - Universidade Regional do cariri.

A segunda palestra do dia foi sobre o tema O Controle Social e suas repercuções jurídicas proferida pelo Advogado José Maria  Gomes Pereira


O Consultor Jurídico Raimundo Soares Filho passou as Orientações sobre a Priorização, Aspectos Metodológicos e a Facilitação de Grupos da 1ª. Consocial

Ao meio dia foi   servido almoço aos participantes  que foi servido pelo  pessoal da Assistência Social.

Após a pausa para o almoço os participantes retornaram com os debates em grupos, o processo de escolha das propostas e foram eleitos Delegados para participar da 1ª. Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social a ser realizada em Fortaleza.

Confira as fotos do evento

Nenhum comentário: