quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Prefeitura de Salgueiro ignora a existência de Montevidéu, afirma moradora da comunidade

Montevidéu é um dos povoados de Salgueiro onde os cidadãos mais reclamam de descaso por parte da Prefeitura do Município. A saúde, um item de extrema necessidade para qualquer cidadão, é uma das principais deficiências da comunidade. De acordo com uma denúncia enviada para a redação do Blog Alvinho Patriota pela leitora Valdiléia, a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do povoado só comparece uma vez por semana e quando tira férias deixa a população da comunidade aproximadamente um mês sem assistência médica.
“Acho inadmissível que entre as regras, que são ditas pela equipe seja: um número totalmente limitado de fichas para consultas, não atendendo de forma alguma se no intermédio aparecer uma urgência ou emergência. Cada casa só tem direito a um doente para ser consultado e se tiver alguém precisando de consulta que deixe para a semana próxima”, reclama Valdiléia.
A moradora de Montevidéu, que está gestante de 17 semanas e desejava fazer pré-natal no PSF, por recomendação médica, afirma que foi destratada por uma atendente do postinho. “Quando após um mês de férias da enfermeira, ela compareceu, e eu estava no trabalho, cheguei às 11h da manhã liguei para o postinho e questionei se ainda havia possibilidade de atendimento, quando alguém muito rispidamente do outro lado da linha falou, aos berros, que àquela hora ninguém mais iria iniciar nada, que aquele momento seria de ir embora.”
Indignada com a situação, Valdiléia conta que ficou muita nervosa, pois lhe tinha sido negado um direito garantido para qualquer cidadão brasileiro. “Fiquei tão chateada que tive medo do futuro dessa criança, que mesmo antes de nascer já tem seu direito negado. Agora me diga a quem denunciar esses abusos, essa total falta de consideração com o ser humano? Ainda ressalvo que eu não sou a única a ser destratada, a ter negado um direito. Temos inúmeros casos de falta de compromisso dessa equipe. Estou extremamente preocupada”, conclui. A denúncia está arquivada, com o e-mail e IP da cidadã, para qualquer tipo de conferência.


Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou moradora de Montevideu desde que nasci e desconheço a existência dessa cidadã chamada VALDILÉIA. Se a mesma afirma categoricamente que procurou o psf e foi destratada, tendo o seu atendimento negado, é preciso que a mesma tenha conhecimento que assim como ela tem seus horários, toda a equipe também tem, até mesmo as pessoas que procuram o psf muito cedo para conseguir atendimento. Nós os moradores de Montevideu sabemos que as fichas disponibilizadas atualmente são insuficientes para atender a toda a demanda, porém não é verdade que ocorrendo um caso de urgência/emergência não há atendimento, pois na última terça-feira foi atendida uma pessoa que estava passando mal sem ficha. É preciso que antes de fazer acusações se acompanhe o dia-a-dia da comunidade e o que realmente acontece, pois a equipe do psf tem que fazer verdadeiro milagre para atender a necessidade . Para ter como mudar essa realidade é necessário que a maior parte da comunidade comece a exercer a sua cidadania no seu próprio município, pois a atualmente temos grande parte da população votando em outro município, e depois como é que vamos reinvidicar melhorias? Não quero aqui defender nenhum partido político, mas cada um tem o governante que merece. Com relação ao atendimento médico do município vizinho (Penaforte), não foi informado que para ser atendido no mesmo é preciso antes mostrar o título de eleitor. As críticas serão sempre bem vindas se for com a intenção de melhorar e não de apenas denegrir as pessoas que estão apenas cumprindo o seu trabalho.

Anônimo disse...

O caso da população do Montevideu é grave, isso acontece também com a população do sítio Campinhos, e cara Amina Anonima, o municipio de Penaforte não mede esforços para atende ese pessoal q é esquecido pelo o seu municipio. No Hospital de Penaforte tem funcion´parios capacitados para atender a polulação de onde quer q seja, e se falando de título eleitoral, vc tem q procurar é o Cartório Eleitoral e não o Hospital, dese já fica um conselho.. ATUALIZE SEUS CONHECIMENTOS... Um Forte Abraço.