sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Romaria reúne 80 mil pessoas

Juazeiro do Norte. Cerca de 80 mil pessoas, conforme a Igreja Católica, participaram, na noite de ontem, neste município, da procissão de encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Pelas principais ruas da cidade, um verdadeiro espetáculo de fé romeira abriu alas para a imagem da santa passar.

A festa da ´Mãe das Candeias´ teve como principal incentivador e devoto o Padre Cícero, que, até hoje, atrai milhares de pessoas de todo o País. O bispo diocesano dom Fernando Panico e o bispo dom Zeno Hastenteufel realizaram a celebração final.

Antes da procissão ser iniciada, foi realizada uma missa em louvor à ´Mãe das Candeias´, na Praça do Socorro. A saída do cortejo ocorreu às 18h, pelas ruas Santa Luzia e São Pedro. De velas acesas nas mãos, os fiéis entoavam diversos cânticos de louvor à Nossa Senhora das Candeias e várias homenagens eram feitas pela população da cidade durante o percurso.

Antes mesmo do carro-andor chegar à Praça do Romeiro, na frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores, milhares de pessoas já aguardavam. Segundo o padre Joaquim Cláudio, uma das formas de se ter a estimativa da quantidade de pessoas na celebração é a lotação da área de frente à igreja. Todos os espaços estavam ocupados e muitas pessoas assistiam os momentos finais da romaria.

A emoção tomou de conta de grande parte dos romeiros que esperou até a procissão. Muitos saíram da cidade no início da tarde, após a despedida do romeiro, na Basílica, momento em que houve a bênção dos objetos.

A maioria dos fiéis veio do Estado de Alagoas e essa estimativa foi confirmada durante a celebração da despedida, com as informações prestadas pelas pessoas que realizam fretes na sala de informação da Basílica. Foram mais de 12 mil fiéis. Conforme a igreja, essa é uma pequena parcela do total de romeiros que compareceram na festa, desde o dia 29 de janeiro. O maior grupo veio da cidade de Teotônio Vilela, em Alagoas. Deste município, saiu uma comitiva de 53 ônibus.

Emoção
Antes de encerrar a celebração foi realizado um show pirotécnico, com uma cascata de luz descendo da torre da igreja. Ao mesmo tempo em que os fiéis assistiam ao espetáculo, muitas pessoas choravam emocionadas.

Dona Maria da Conceição de Sousa, 62, veio de São Lourenço da Mata, em Alagoas. São três anos acompanhando o cortejo. A senhora não segurou as lágrimas. Para ela, é a marca da saudade dos dias que pôde estar em Juazeiro e mais perto da ´Mãe das Candeias´.

Do início da procissão até o final da celebração final, a multidão permaneceu com as velas acesas, por cerca de duas horas. Muitas pessoas preferiram seguir com lamparinas, numa tradição iniciada pelo Padre Cícero. Até a manhã de ontem, muitas pessoas ainda chegavam na cidade para reverenciar a santa e pagar promessas. A estimativa durante os cinco dias de romaria é que tenham passado por Juazeiro cerca de 300 mil pessoas.

Visita

O Cardeal Arcebispo de Aparecida do Norte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis, e o secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Pedro Gontijo, realizam, na manhã de hoje, palestra em um congresso no município de Iguatu.

ELIZÂNGELA SANTOS


REPÓRTER

Nenhum comentário: