sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA PÚBLICA: Novas Delegacias são entregues

Jucás. O Governo do Estado começou a entregar 30 delegacias de Polícia Civil que foram construídas ou reformadas, mas que estavam fechadas, aguardando decisão de inauguração. Algumas das unidades estavam concluídas há mais de dois anos, no Interior. O fato foi denunciado com exclusividade pelo Diário do Nordeste e pelo blog Diário Centro-Sul, em edição de 19 de janeiro passado.

No Interior, a entrega das unidades começou na última quarta-feira. Foram inauguradas as delegacias de Jucás e de Saboeiro. Ontem, foi a vez de Chorozinho e, hoje, de Pindoretama. Depois, será a vez de Cedro, Ipaumirim e Assaré, cujas solenidades de inauguração ocorrerão após o Carnaval. Em Fortaleza, já foi entregue, na semana passada, o 15º Distrito Policial que também permanecia pronto, mas fechado, e a Delegacia de Aracoiaba.

Em cada solenidade de inauguração, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra, justifica o atraso na entrega das unidades. "Tenho obrigação de dar satisfação e esclarecer a causa da demora na inauguração das delegacias", frisou por ocasião da entrega da Delegacia de Jucás.

"Estávamos à espera da aquisição de novas viaturas para Polícia Civil e Militar e queríamos entregar tudo junto, completo, mas houve demora porque o Tribunal de Contas do Estado ainda está avaliando o processo de licitação de compras de equipamentos e de veículos".

Investimentos

O coronel Bezerra lembrou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na construção e reforma das delegacias, aquisição de viaturas modernas, novos fardamentos e equipamentos para os policiais. "Até 2006 só existiam 44 delegacias e, em cinco anos, mais do que dobramos esse número", comparou. "Os investimentos aumentaram 477% na área de segurança pública", apontou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, as viaturas serão entregues depois. A unidade de Jucás funciona em uma casa alugada, mas não dispõe de carceragem. As instalações são modernas, refrigeradas e contam com delegado, agentes e escrivães nomeados. "O nosso objetivo é que a população seja bem atendida e se sinta confortada", disse o coronel Bezerra.

A delegacia de Saboeiro foi instalada em um prédio onde funcionava o escritório da Ematerce. Estava fechada há mais de dois anos. E, em decorrência do atraso, a Justiça multou o Estado em mais de R$ 2 milhões por demora na entrega da unidade.

As duas novas delegacias custaram juntas o equivalente a R$ 258,7 mil em investimentos, incluindo equipamentos e mobiliário. A de Jucás terá como titular o delegado Jerffison Pereira da Silva e atenderá uma população estimada em 24 mil habitantes.

Já a Delegacia de Saboeiro será comandada pelo delegado Marcelo Dias Aguiar que terá a responsabilidade de atender à demanda de 16 mil moradores. Na cidade de Cedro, a nova delegacia foi construída nos padrões modernos, com fachada de vidro. No imóvel, vai funcionar também o destacamento da Polícia Militar. O prédio está fechado há mais de dois anos.

Por ocasião da solenidade de entrega da unidade de Jucás, o secretário adjunto da Segurança Pública anunciou que a inauguração está marcada para o próximo dia 23.

Capacitação

O prefeito de Jucás, Helânio Facundo, observou que é preciso o Estado investir cada vez mais na valorização e capacitação dos policiais e defendeu a aplicação de um piso nacional de salário para a categoria.

"A segurança deve ser uma das prioridades do Governo do Estado, pois a criminalidade aumenta no Interior", afirmou Helânio Facundo.

Mais informações:
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.6517/6518
E-mail: ascom@sspds.ce.gov.br


HONÓRIO BARBOSA


REPÓRTER



Diário do Nordeste

Nenhum comentário: