sexta-feira, 23 de março de 2012

Fiat apresenta nova geração do Siena, agora chamado Grand Siena

Fiat apresentou o Grand Siena nesta quinta-feira (22), em Santiago, no Chile. Além de mudar de nome, o sedã entra na segunda geração com lista de equipamentos mais extensa e design diferenciado em relação ao Palio – tudo para se desgrudar da imagem de carro popular e conquistar independência visual. Entre as novidades estão airbag duplo e freios ABS de série. Os preços devem ser divulgados nesta sexta (23) 
O carro foi feito em nova plataforma e foi redesenhado em parceria do centros de estilo da Fiat na Itália e em Betim (MG), sede da marca no Brasil. Na comparação com o modelo anterior, segundo a montadora, o Grand Siena é 134 milímetros mais comprido, 61 mm mais largo, 53 mm mais alto e possui entre-eixos 137 mm maior. O porta-malas, que segundo a Fiat teve seu vão de abertura da tampa ampliado, ganhou 20 litros, passando para 520 litros de capacidade. 


Ele será vendido nas seguintes versões: Attractive 1.4, Attractive Tetrafuel 1.4, Essence 1.6 16V e Essence Dualogic 1.6 16V ─ esta última equipada com câmbio automatizado. A Fiat diz ainda que o atual Siena EL (1.0 e 1.4), com o visual antigo, continuará à venda, como um modelo de entrada. 
O Grand Siena não terá motor 1.0, apenas 1.4 e 1.6. Os blocos são os mesmos ofertados no Palio. Uma das duas opções de motor é o Fire 1.4, flex ou tetrafuel (já presente na linha do Siena) - que roda com álcool, gasolina, qualquer mistura dos dois, gasolina E-0 (sem álcool) ou gás natural (GNV). Na versão flex, quando abastecido com álcool, desenvolve 88 cavalos de potência, com 12,5 kgfm a 3.500 rpm. O motor E.torQ 1.6 16V flex tem 117 cv e 16,8 kgfm de torque a 4.500 rpm, também com etanol. 
Não foram divulgadas informações sobre consumo de combustível. 
A suspensão traseira agora é derivada do Punto, mas com ajuste exclusivo para o Siena, descreve a fabricante, detalhando que a bitola traseira ficou maior que a dianteira e que os amortecedores traseiros, em conjunto com as buchas inclinadas de maior diâmetro, "deixam o sistema mais eficiente para absorver as irregularidades do piso", sem comprometer o nível de isolamento acústico e de vibrações no interior do veículo. 



Equipamentos
Todas as versões, diz o comunicado da Fiat, contarão com airbag duplo frontal (motorista e passageiro) e freios ABS, com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), terceiro apoio de cabeça traseiro rebaixado e com regulagem de altura, direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, volante com regulagem de altura, desembaçador traseiro, computador de bordo e alerta de limite de velocidade e manutenção programada. O Essence terá de série ar-condicionado, rodas de liga-leve 16 polegadas e banco do motorista com regulagem de altura. 

Entre opcionais estão rádio CD/MP3 com Bluetooth, conexão USB e iPod, volante em couro com os comandos do rádio, comando do câmbio tipo borboleta no volante (na versão Dualogic), para-brisa térmico, air bags laterais dianteiros e sensores de chuva (que aciona o limpador para-brisa), estacionamento e crepuscular.

Fonte:Auto Esporte
Internamente, o Grand Siena é praticamente igual ao Palio. Destaque para a faixa decorativa Insert Molding (que atravessa o painel) e o painel de instrumentos com iluminação branca e função Welcome Moving, em que os ponteiros “varrem” velocímetro e conta-giros. A montadora ainda destaca os 15 objetos no interior do Grand Siena.

Nenhum comentário: