segunda-feira, 5 de março de 2012

Penaforte-CE teve seu dia de Índio!



No último sábado dia 03 Penaforte teve um dia de " Índio". O Governo Municipal de Penaforte e a Secretaria de Cultura realizaram  na praça Querubina Bringel  a IV Manifestação Cultural Afro-Brasileira, esse projeto tem como objetivo potencializar a participação da população de Penaforte no processo de desenvolvimento social, político e econômico, através de sua história e cultura.
A IV Manifestação teve a participação dos índio ATIKUM, ou  "caboclos da Serra do Umã" como são conhecidos no Pernambuco.
Os membros da "Comunidade Indígena de Atikum-Umã" que autodenominam-se índios de Atikum-Umã, em referência a uma ancestralidade. Umã teria sido o "índio mais velho" e pai de Atikum, cuja descendência se criou na aldeia Olho d'Água do Padre (antiga Olho d'Água da Gameleira). Há, entretanto, uma outra versão que afirma ter o nome Atikum surgido durante ritual de toré.
Eles apresentaram a "DANÇA DO TORÉ" que é uma características deles, Além da dança eles trouxeram para vender, produtos fabricados por eles mesmo e também a medicina do índio um xarope feito a base  de ervas naturais.
O público presente  pode ver de perto apesar do pouco tempo em que eles estiveram na cidade um pouco do  costume indígena, como os cânticos, o modo de se vestiram e também a cultura deles.
Os índios mostraram que evoluíram com a passar do tempo e deixaram  um pouco do seus costumes de lado e entraram na era da tecnologia com celulares de última geração  e câmeras digitais, eles também registraram esse momento histórico tanto para eles como para Penaforte.
Era possível perceber a curiosidade dos presentes a apresentação indígena,a maioria nunca tinham visto um índio de perto. 
A IV Manifestação Cultural Afro Brasileira faz parte do projeto Pró-Selo Unicef de Penaforte, que está mobilizada para a conquista deste importante  selo para o município.


Confira as fotos:
























Nenhum comentário: