sexta-feira, 2 de março de 2012

Penaforte Recebe Neste Sábado dia 03 a IV MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRO BRASILEIRA



O governo Municipal de Penaforte através da  Secretaria de Cultura do Município convida toda a população Penafortense e região para conhecer a cultura dos primeiros habitantes do território brasileiro, será no dia 03 de março na praça Querubina Bringel ás 09:00.
O evento contará com a presença da Tribo "ATIKUM" do estado de Pernambuco que vem para mostrar sua cultura dentre elas a dança do TORÈ.
Durante o evento que tem como tema a cultura Afro-Indígena  e contará com manifestações Afro- Indígena da nossa comunidade. Haverá também feira de objetos de artes fabricados pelos próprios índios e muito mais.
Essa é uma das ações contínuas relacionadas a obrigatoriedade da inclusão das culturas: Afro-Brasileiras e Indígenas no currículos das escolas. 
Essa é uma oportunidade da população enriquecer seus conhecimentos sobre essas culturas.

Org: Comissão Pró-Selo Unicef de Penaforte

Um pouco sobre os Atikum:
A reserva Atikum, com uma área de 15.276 hectares e uma população de 3.582 índios, está localizada na Serra do Umã, no município de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco.
A presença dos indígenas na Serra do Umã data provavelmente do século XIX. Segundo documentos de 1801, esses índios, sob a denominação de Umãs juntamente com outras tribos, foram aldeados no local onde permaneceram até 1819, quando a aldeia foi abandonada após vários conflitos.
Em 1824, houve a dispersão de diversos grupos indígenas pelo sertão de Pernambuco, tendo os Umã se dirigido para região da Serra Negra.
Não se sabe quando a tribo teve o seu nome mudado, mas a reserva foi criada, em 1949, para os índios já denominados Atikum.
A comunidade tem a agricultura como sua principal atividade e não enfrenta problemas de posse da terra.
Considerados bom produtores agrícolas, cultivam principalmente o milho, o feijão, a mamona e algumas frutas como banana, goiaba, pinha e laranja. Plantam, ainda, mandioca destinada ao fabrico da farinha. Praticam também a caça e possuem pequenos criatórios.

Nenhum comentário: