terça-feira, 20 de março de 2012

SÃO JOSÉ: 5 mil fiéis comparecem à procissão do padroeiro

Com cânticos, orações, salva de palmas e gritos de viva, fiéis expressaram toda a sua devoção pelo Padroeiro do Ceará, São José. Ontem, às 17 horas, em torno de cinco mil católicos saíram da Catedral de Fortaleza em procissão que seguiu por vias do Centro da cidade, como as avenidas Dom Manoel e Costa Barros, e as ruas Senador Almir Pinto e Conde D´eu. No fim do cortejo e de volta ao ponto de origem, os participantes da procissão assistiram à missa solene presidida pelo arcebispo dom Antônio Tossi.

Como forma de sacrifício, homens e mulheres se revezavam para carregar o altar de flores com a imagem do santo durante todo o percurso. Em clima de emoção os fiéis mostraram a devoção no santo que foi esposo de Maria e é considerado o pai adotivo de Jesus Cristo. Estavam presentes pessoas de todas as idades, que acompanharam com empolgação as mensagens e cânticos conduzidos por Moisés Azevedo, da Comunidade Católica Shalom. Pai e Nosso e Ave Maria foram algumas das orações feitas ao longo do percurso marcado por agradecimentos.

A Catedral Metropolitana iniciou as celebrações às 8h30, com a missa dedicada aos enfermos. As homenagens ao padroeiro continuaram às 10h com a missa dos Josés. Ao meio-dia foi celebrada a missa da consagração das crianças e jovens à Nossa Senhora, e às 16h, a missa das Famílias. Em seguida aconteceu momento social com barracas de comidas típicas e musica.

Programação
Por todo o Estado e em Fortaleza, várias paróquias realizaram seus festejos em homenagem ao santo, com missas, novenas, procissões, ladainhas, recitação do terço e programação social.

Na Arquidiocese de Fortaleza, São José foi lembrado na Catedral Metropolitana, Aquiraz, Parque Potira, Lagoa Redonda, Olavo Oliveira, Dendê, Maracanaú, Paramoti, Itaperi, Messejana, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Barroso II, Edson Queiroz e em muitas outras comunidades.

Na Paróquia da Lagoa Redonda teve procissão da imagem de São José, passando pelas avenidas Professor José Arthur de Carvalho e Recreio, chegando à Igreja Matriz. Na Área Pastoral São José, no Barroso II, uma procissão saiu às 17h30. Já no Álvaro Weyne, foram celebrados batismos e a Primeira Eucaristia com procissão seguida de missa.

A Catedral Metropolitana de Fortaleza realizou de 10 a 19 de março, a festa de seu padroeiro, com o tema "Com São José, Cuidemos da Saúde".

O santo é de forte devoção entre os sertanejos, pois o período da celebração do novenário coincide com a época invernosa e, por isso, há preces para que ocorram boas chuvas.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: