domingo, 13 de maio de 2012

Fortaleza-CE se prepara para procissão de Nossa Senhora de Fátima


O dia 13 de maio se consagrou no calendário nacional como um dia de louvor à Nossa Senhora de Fátima. No Santuário de Fátima, localizado no bairro que leva o mesmo nome, as celebrações em homenagem à Santa acontecem durante todo o dia de hoje, estimando reunir em torno de 150 mil fiéis, de acordo com a organização.


Milhares de católicos poderão demonstrar sua devoção à Fátima com uma programação especial. Serão realizadas 11 missas no total, uma a cada hora. A primeira terá início logo às cinco horas da manhã. A tradicional procissão, um dos pontos de destaque das comemorações do dia, partirá da Igreja do Carmo, no Centro da cidade, às 18h30, seguindo pela Rua Barão de Aratanha, passando pela 13 de maio, até a Igreja de Fátima.


Com acompanhamento e a celebração do pároco do Santuário, padre Ivan de Souza, o cortejo promete reunir milhares de cristãos unidos em coros, cânticos, orações, entre outras formas de devoção e adoração a Santa. Após a chegada, no encerramento dos festejos, os fiéis acompanharão a coroação de Nossa Senhora de Fátima em uma celebração campal presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi.


"Muitos vêm ao Santuário com o objetivo de venerar a virgem de Fátima, além de rezar, pagar suas promessas e pedir graças. É um momento de oração, para que a sociedade construa a paz de uma forma justa e solidária. As pessoas precisam dar mais valor e sentido a vida, além de encontrar o amor de Deus", afirma padre Ivan.


Para ele, a expectativa é que se tenha segurança garantida durante a festa e que o temor gerado pelo jogo de domingo seja superado. "Convoco a população para comparecer em peso. Será uma festa muito bonita", ressalta o religioso.


Cerimônias


O Novenário, série de atos litúrgicos realizados no Santuário de Fátima, teve início no último dia 4 e se encerrou ontem, antecedendo o ápice da festa, que acontece hoje, dia da anunciação da aparição de Nossa Senhora.


Na ultima quinta-feira (10), foi realizada a sétima novena, sob o comando da Comissão da Liturgia. Foram apresentados todos os ícones do ato litúrgico, o anúncio da Boa Nova, segmento celebrado pela igreja para unir todos e a comunidade.


O Santuário de Fátima é constituído por pastorais litúrgicas, sociais e administrativas e, em toda noite do período que antecedeu o ponto alto da festa, cada uma apresentou ações exercidas na respectiva Comissão.


As celebrações iniciavam às 18h30, e, como destaque, um terço gigante localizado na nave da igreja. Posteriormente, havia a novena e bênção do Santíssimo Sacramento. Ontem, ocorreu a oitava novena, quando as pastorais se organizaram para servir ao aparato da celebração.


Público


150 mil fiéis são esperados nas celebrações de Nossa Senhora de Fátima, amanhã. A expectativa é da organização do evento.


RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário: