domingo, 6 de maio de 2012

Grupo percorre cidades em mulas para conhecer pontos religiosos


Um grupo de Brasília está percorrendo algumas cidades do oeste baiano montado em mulas. A comitiva Kalunga é de Planaltina, Distrito Federal. Existe há 10 anos e tem como objetivo desbravar o Brasil, conhecendo pontos turísticos religiosos.
Os membros do grupo são chamados muladeiros. O local escolhido desta vez foi Bom Jesus da Lapa, cidade considerada a capital da fé da Bahia.
Três caminhões para as bagagens e transporte dos animais para trechos de asfalto fazem parte da estrutura que acompanha os muladeiros durante a viagem. A cada hora de trajeto, a comitiva para com o objetivo de que as mulas descansem por 15 minutos para que a marcha seja reiniciada.
As imagens levadas pelo grupo refletem a todo momento a religiosidade. "Essa imagem para na minha mão para quê?  Eu saio com ela, abençoando a cidade, as pessoas que eu encontro na estrada", explica Vicente Cesario, aposentado.
Entre os muladeiros, um tem motivo especial para chegar a Bom Jesus da Lapa. "Em 1966 eu cumpri uma promessa para minha avó, com problema de saúde, ela me levou a Bom Jesus da Lapa. Foi um gesto de fé, cumprir uma promessa e agora eu estou retornando 46 anos após com o mesmo espírito de fé e trazendo essa lembrança [uma foto]", diz Ailton Carlos da Silva, aposentado.


G1BA


Nenhum comentário: